Subscribe

RSS Feed (xml)

Powered By

Skin Design:
Free Blogger Skins

Powered by Blogger

sábado, 16 de agosto de 2008

TÓPICOS SOBRE CALOR E TEMPERATURA









Pense:


Obsevando a imagem acima, você diria que:

a) o cãozinho está com muuuito calor?
b) o cãozinho está com a temperatura alta?
c) as duas conclusões estão cientificamente corretas.



RESUMO DO ASSUNTO:
O calor não é uma propriedade dos sistemas (dos corpos), por isso não faz sentido expressões como "esse corpo contém mais calor que o outro".
Calor é uma quantidade de energia térmica transferida.
Quando calor entra num corpo, ele aquece, e quando sai do corpo, ele esfria. Temperatura é a medida deste aquecimento ou esfriamento.
Calor é uma energia que se manifesta nas fronteiras dos sistemas (nas superfícies dos corpos).
Se dois corpos encontram-se em condições de trocar calor, então vai haver transferência (passagem) dessa energia do corpo com temperatura mais elevada para o outro com temperatura menor, de forma espontânea, até que ambos atinjam a mesma temperatura, configurando um estado físico denominado EQUILÍBRIO TÉRMICO.
Temperatura é um conceito relacionado com a energia cinética das partículas elementares (átomos e moléculas). É uma medida do quanto essas partículas estão agitadas.
Um corpo mais quente tem suas moléculas mais velozes. O outro, mais frio, tem suas moléculas mais lentas. Com o contato entre eles, as moléculas mais velozes perdem velocidade e as mais lentas ganham velocidade. Esse processo se estende para o interior de ambos até que as moléculas dos dois corpos fiquem com a mesma energia cinética, em média.
Lembre-se dois corpos na mesma temperatura não trocam calor. Aliás, não se fala em calor nessa circunstância!
Para calcular a quantidade de calor que um corpo absorve (recebe) ou libera (perde) usamos a equação seguinte:
Q = m.c.(Tf - Ti), onde:
Q = Quantidade de calor absorvido ou liberado
m = Massa do corpo
c = Calor específico da substância
Tf = Temperatura após certo intervalo de tempo
Ti - Temperatura no início da observação

É isso, até a próxima!......

4 comentários:

Jenifer Kariny disse...

Boa noite, na minha opinião o caozinha esta com muito calor, pois ele recebeu temperatura que aumentou o seu calor. Depois me diga se estão certas as minhas respostas por favor, ate a proxima aula. Byebye

Patrícia Feijó disse...

Um corpo não pode conter calor, mas pode conter energia interna. O calor é definido como uma energia de passagem, ou seja só há calor quando ele passa de um corpo ou sistema a outro.
No caso, o cachorrinho não está com calor, e sim com uma temperatura alta. Quanto maior a agitação das moléculas, maior é a temperatura :)

Unknown disse...

o cachorrinho esta com a temperatura alta porque a temperatura é a grandeza que, associada a um sistema, caracteriza seu estado TÉRMICO.
Ele esta com calor porque o calor é a energia TÉRMICA em trânsito de um corpo para outro ou de uma parte de um corpo para outra parte desse corpo, esse trânsito é provocado por uma diferença de temperatura.

Unknown disse...

Eu diria que o cãozinho está com a temperatura alta, por que não se pode ter calor, mas pode-se ter temperatura alta, passando o calor de um corpo à outro.


Amanda M. Alves